segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Curiosidade MA: A pimenta mais ardida do mundo

A variedade "escorpião de Trindade Moruga" ganhou o título de pimenta mais forte do mundo. O reconhecimento ocorreu após meses de pesquisa do Instituto de Pimenta da Universidade Estadual de Novo México, nos Estados Unidos.
Do tamanho de uma bola de golfe, ela ganhou de outras variedades reconhecidas como as mais picantes. A pontuação da planta na chamada "escala de calor Scoville" foi em média de 1,2 milhão, com algumas frutas chegando a 2 milhões de pontos.
"Você dá uma mordida. Não parece tão ruim, mas então [a sensação picante] aumenta, aumenta e aumenta. É um tanto desagradável", disse Paul Bosland, especialista em pimenta e diretor do instituto.

        Os pesquisadores foram pressionados por produtores de temperos e de sementes, além de outras pessoas da indústria alimentícia, a estabelecer "níveis de calor" para pimentas consideradas muito "quentes".
É algo que não tinha sido feito antes, afirmou Bosland. "A questão era se o Instituto de Pimenta poderia estabelecer um índice para o calor das pimentas", falou. "É algo muito complexo".
Além da escorpião de Trindade Moruga, foram avaliadas as variedades "escorpião de Trinidade", "7 potes", "7 potes chocolate" e a antiga recordista "Bhut Jolokia", que entrou no Guinness em 2007.
      Nem os pesquisadores do instituto ousariam comer uma escorpião de Trindade Moruga inteira, mas existe uma série de vídeos em redes sociais que mostram amantes de pimenta tentando a façanha.
      A pressão sanguínea aumenta e há liberação de endorfina. O rosto fica vermelho, o suor começa a escorrer, olhos lacrimejam, narinas escorrem e "um fogo" se espalha da língua até a garganta.
     Especialistas em pimenta disseram que existem poucas pessoas que são loucas o suficiente para enfrentar a dor da escorpião de Trindade Moruga.
Segundo eles, a beleza dessas pimentas é que, além de serem as mais quentes do mundo, elas são as mais saborosas. "Você pode fazer um molho de pimenta usando apenas pequenos pedaços", disse Jim Duffy, agricultor que forneceu algumas das variedades de pimenta analisadas.

Fonte: Bem estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário