domingo, 8 de abril de 2012

Tecido Epitelial - 3/3

Se você não leu o primeiro post sobre tecido epitelial leia: AQUI
Se você não leu o segundo post sobre tecido epitelial leia: AQUI
__________________________________________________________________________

Hoje vamos falar, sobre o nosso último post sobre Tecido epitelial e mais uma função que ele apresenta. Além de ser um tecido de revestimento, e um tecido de revestimento de órgãos e cavidades ele também é um tecido que constitui as glândulas.
As glândulas produzem e eliminam secreções. Ainda veremos mais aprofundadamente em nosso estudo sobre o Sistema Endócrino.
As células do revestimento de da formação da glândula são responsável pela produção substância útil no organismo.
As glândulas podem ser separadas em 3 grandes grupos:

Glândulas exócrinas: apresentam a porção secretora associada a dutos que lançam suas secreções para fora do corpo (como as glândulas sudoríparas, lacrimais, mamárias e sebáceas) ou para o interior de cavidades do corpo (como as glândulas salivares);


Glândulas endócrinas: não apresentam dutos associados à porção secretora. As secreções são denominadas hormônios e lançadas diretamente nos vasos sanguíneos e linfáticos. Exemplos, hipófise, glândulas da tireóide, glândulas paratireoideas e glândulas adrenais;

Glândulas mistas: apresentam regiões endócrinas e exócrinas ao mesmo tempo. É o caso do pâncreas, cuja porção exócrina secreta enzimas digestivas que são lançadas no duodeno, enquanto a porção endócrina é responsável pela secreção dos hormônios insulina e glucagon. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário